Empreendedores de Serra Grande são beneficiados por ações de cidadania

Com foco nas ações e projetos que conciliam desenvolvimento econômico e social com preservação ambiental, educação e respeito às culturas locais, a coordenação regional do Sebrae de Ilhéus participou de novo encontro entre parceiros do Instituto Arapyau, organização não-governamental (Ong) que atua na comunidade de Serra Grande, em Uruçuca, sul da Bahia. A reunião de trabalho, para socialização das atribuições de cada parceiro, aconteceu na tarde de quarta-feira (16), no espaço Casa azul, sede do projeto educacional Vila Aprendiz, mantido pelo instituto na comunidade.

A agenda de trabalho abordou os desafios e soluções para colocar em prática ações estratégicas de cidadania e geração de emprego e renda, como produção de alimentos orgânicos, feiras comunitárias, comércio justo, restauração de florestas, produção de sementes e mudas de Mata Atlântica, cultura e educação pública, quilombos, corredores ecológicos, artesanato, escola de práticas e ofícios, plano diretor da Vila de Serra Grande, segurança pública, relações comunitárias, trilhas e caminhos tradicionais e ecoturismo de base comunitária.

O Sebrae participará através do projetos Cidades Criativas com capacitação e formalização de empreendedores individuais, para contribuir com o desenvolvimento econômico e social da comunidade. “Nós esperamos que os resultados dessa iniciativa integrada, em Serra Grande, possam ser disseminados por outros municípios da região sulbaiana”, explica a coordenadora regional Claudiana Figueiredo.

O Sebrae fará um mutirão de formalização e declaração de faturamento para empreendedores individuais da comunidade no dia 19 de fevereiro. Dirigida a parceiros e empreendedores, uma oficina de planejamento também será realizada nos dias 25 e 26 de fevereiro, das 18h às 21h. Ambas atividades acontecerão no espaço Casa Azul, na praça central.

Participaram também do encontro, representantes dos Institutos Nossa Ilhéus e Floresta Viva, Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, Cooperativa Desenvolver e Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Uruçuca.